A manutenção da embreagem está muito ligada ao modo de condução do veículo e em qual ambiente ele está sendo inserido frequentemente.
Quando pensamos em veículos que percorrem mais dentro de cidades e que necessitam sempre realizar paradas, seja por sinaleiros ou cruzamentos, geralmente necessitam que a manutenção na embreagem seja mais frequente do que carros que são usados mais em estradas, por exemplo.
Por isso, além da manutenção preventiva de 6 em 6 meses, é preciso ficar atento aos sinais que surgem na sua embreagem. Afinal, são eles que irão indicar a necessidade de uma manutenção precoce. Conheça os principais sinais a seguir!
- Pedal rígido
Foi trocar de marcha e notou o pedal rígido? Atenção, o cabo ou sistema hidráulico de acionamento da sua embreagem pode estar com problemas! Por essa razão, procure não forçar. Acione o seu mecânico de confiança para checar a embreagem.
- Embreagem patinando
Agora, se a rotação do seu motor sempre sobe sem o carro aumentar a velocidade, dando aquela impressão que a embreagem do veículo está patinando, sabe? Cuidado!
Isso não só pode ser um sinal de desgaste acentuado no disco de embreagem, como também um sinal de vazamento de óleo nessa área. Sendo um dos principais sinais de que terá que fazer a manutenção na embreagem muito em breve.
- Ruído
Fez o teste e ao pisar e soltar o pedal da embreagem, você ouviu um ruído? Os rolamentos podem estar desgastados. Incluindo o rolamento piloto, de liberação e de entrada! Então não espere o ruído aumentar, viu? Procure o profissional para uma análise!
- Trepidação
O engate da marcha não está suave e toda vez que aciona a embreagem, sente ela trepidar? Isso pode ser um sinal de que já há um desgaste nos componentes do kit de embreagem. Consulte a sua oficina de confiança para verificar e corrigir.
Cuidados no volante
Uma outra boa dica, além de ficar atento a todos esses sinais, para você pode preservar ainda mais a sua embreagem é seguir alguns cuidados essenciais na condução.
Evitar dar as famosas “banguelas”, descansar o pé no pedal e trocar a marcha no momento correto são uma das dicas de ouro para aumentar a vida útil da sua embreagem.
Ficou curioso para saber mais sobre hábitos que precisam ser melhorados para evitar o desgaste precoce da peça? Veja nosso post blog: 5 Erros que está cometendo com a embreagem e não sabia.