3 Dicas para iniciantes de trilha off-road

O off-road vai além de só escolher o tipo de veículo, é sem dúvida um estilo de vida para quem ama desafios, adora apreciar novas paisagens e procura muita aventura nos passeios.

Então, se você é aventureiro e está pensando em começar a frequentar trilhas off-road, esse post é para você! A seguir confira algumas dicas preciosas de como saber escolher bem o veículo, como prepará-lo e os equipamentos necessários para não ficar na mão. 

 

Antes de comprar o carro, avalie se ele atende o seu objetivo

 

Lembre-se, o veículo é o seu principal companheiro de off-road. Por isso, antes de comprar o veículo, estude o tipo de trilha que você pretende participar. Isso vai determinar a calibragem correta dos pneus e o que será necessário para a preparação do seu 4×4 no geral.

Para você que está iniciando neste mundo, separamos abaixo 3 modelos de 4×4 coringas que irão te atender na maioria das trilhas off-road.

 

  1. Jeep Ford Willys

O Ford Jipe Willys, é o que chamamos dos clássicos 4×4 e foi projetado para atender a necessidade do governo americano em plena Segunda Guerra Mundial. No qual precisavam de um o veículo de tração nas quatro rodas, que coubesse no mínimo três soldados, ter uma distância entre eixos de não mais que 191 cm, um para-brisa rebatível, uma capacidade de carga útil de 300 kg e ser movido por um motor com 11,7 kgfm de torque. Além de precisar atender todas essas exigências, o veículo não poderia passar de 590 kg de peso.

E o Jipe Willys atendeu todas as expectativas e foi útil não só para os soldados da época, como também caiu no gosto dos aventureiros que se impressionam até hoje com a sua força e eficácia em passar em terrenos muito íngremes. Por essa razão, ele está na nossa primeira indicação para você que procura um veículo que aguente qualquer trilha!

 

  1. Suzuki Vitara

Agora, se você tem o objetivo de realizar passeios off road com trilhas leves, o Suzuki Vitara atende e tem ótimo custo-benefício. Além disso, o seu espaço interno é generoso e o consumo de combustível é surpreendentemente baixo pelo seu tamanho e peso, podendo chegar até 8,3 km por litro na cidade e 10,5 na estrada. 

Sendo uma ótima escolha para você que também precisa de um carro para utilizar no dia a dia e não somente para trilha.

 

  1. Troller

Com suas origens advindas do nordeste brasileiro, o Troller hoje faz parte da linha da grande montadora Ford e sem dúvidas está entre as escolhas mais populares dos aventureiros que preservam o estilo off road e um bom desempenho.

Mas diferente do Suzuki Vitara, os modelos mais antigos tem o seu espaço interno reduzido, então se você sempre leva muita bagagem, talvez não seja uma escolha viável. Agora, se o seu objetivo é um companheiro que enfrente areia, barro e água para viver uma aventura off-road, ele é uma excelente opção.

 

Faça revisão antes da trilha

 

Como sempre frisamos por aqui, a revisão preventiva é necessária em todos os casos, não só para evitar prejuízos mas principalmente para a segurança do condutor. E com o seu 4×4 antes de uma trilha não é diferente, é ainda mais indispensável por exigir de muito desempenho do veículo.

Por isso, antes de qualquer aventura verifique: água, óleo, freios, embreagem e pneus. Se for para campeonatos ou trilhas de difícil acesso, consulte o seu mecânico antes para a orientação adequada das adaptações.

 

Kit de primeiros socorros e equipamentos de segurança

 

Outra dica importante, é sempre levar dentro do carro um kit de primeiros socorros com utensílios como protetor solar, repelente, água para não desidratar e alimentos em caso de ficar atolado e precisar esperar o serviço de guincho chegar.

Também sempre deixe um cabo para ligação direta ou como comumente chamado o cabo de chupeta, bomba para calibrar os pneus, lanternas, luvas e uma caixa de ferramenta pequena com chaves principais como: chave de fenda, alicate e, se possível, uma chave torx. Isso vai ajudá-lo, caso surja um imprevisto e precise apertar alguma peça no motor, porcas e parafusos.

 

Gostou das dicas? Quer saber de mais dicas que envolvem cuidados com o seu 4×4? Veja o post 3 Cuidados para ter depois da trilha com o seu 4×4.

Artigos
relacionados

×