Para quem busca mais praticidade e conforto na hora de dirigir, o câmbio automático é, sem dúvidas, uma escolha interessante de se fazer. Isso porque não há a necessidade de acionar a embreagem nas trocas de marcha, poupando boa parte do cansaço que o motorista possa ter no trânsito.
Mas apesar do câmbio automático ter sido bem aceito no mercado brasileiro, ainda é alvo de muitas discussões. Por isso, listamos 5 mitos principais a seguir, que muito se fala e que definitivamente você não deve acreditar!
- Câmbio Automático consome mais combustível
Esse mito surgiu porque lá nos primeiros carros automáticos fabricados, por terem apenas três marchas, realmente tinham o consumo mais elevado do que nos modelos manuais. Porém, com a evolução da tecnologia da transmissão automática, todos os veículos fabricados atualmente com a versão de câmbio automático contam com mais marchas, sendo possível encontrar veículos de até 10 marchas.
Isso possibilita não só mais agilidade nas trocas de marcha, como também melhora no desempenho do veículo com o mínimo de consumo de combustível e emissões.
- Automático não precisa usar o freio de mão
Em hipótese nenhuma quando for parar o veículo, mesmo sendo automático, se esqueça de acionar o freio de mão ou estacionamento.
Muitos espalham o mito que se o carro possui câmbio automático, é só colocar a marcha na posição P que já é o suficiente. Mas na realidade não, a posição P ela ativa sim uma trava mecânica que impede que as rodas de tração girem, porém ela não substitui o freio de mão.
Caso não utilize o freio de mão, além de causar desgastes precoces no câmbio pode provocar graves acidentes.
- Gera mais manutenção
Muitos ainda possuem o receio de adquirir um veículo com câmbio automático, pelo mito que gera mais manutenção. Entretanto, essa afirmação é falsa!
Pelo motorista não precisar acionar sempre o pedal de embreagem para a troca de marcha do veículo, como no câmbio manual, não é gerado esse tipo de desgaste e, consequentemente, evita possíveis gastos que possam ter com a reparação dessa embreagem.
No entanto, por ainda ser uma parcela baixa de profissionais no mercado que são preparados para consertar esse tipo de câmbio, quando há a necessidade de manutenção, ela tende a ter um valor mais alto do que a do câmbio manual.
- Câmbio automático gera mais desgastes de freios
Sendo o câmbio automático ou não, o acionamento do sistema de câmbio junto com os freios é necessário sempre que realizado alguma parada para evitar que o carro se movimente.
Por isso, por ser um movimento natural e indispensável para condução do veículo, não há desgaste precoce nem ele sendo câmbio manual e nem automático.
- Em paradas, deve colocar na posição N (neutro)
Não há necessidade de colocar em posição N (neutro) no câmbio automático em todas as vezes que você fará uma pausa rápida, como em paradas no semáforo, por exemplo.
Hoje em dia nos veículos com esse tipo de câmbio, quando entendem que o carro está muito tempo parado, aciona automaticamente a posição N. Ou ainda em casos de veículos mais novos que possuem a tecnologia start-stop, o desligamento do veículo é automático e quando o condutor não aciona mais o freio, a marcha é engatada no mesmo instante.
Agora que você já sabe quais mitos sobre câmbio automático você não deve acreditar e está pensando em ter um veículo com esse tipo de câmbio, conheça um pouquinho mais nesse próximo post: Câmbio Manual X Automático: precisa do mesmo cuidado?