Barulho na suspensão? Motivos para não ignorar!

Sabe quando você ouve aquela expressão: que carro macio? Quem é responsável por causar essa boa sensação é a suspensão. Mas os benefícios dela não param por aí, sendo um deles inclusive a estabilidade do veículo.

Por isso, caso a suspensão comece a apresentar barulhos, não é só a maciez ao andar com o veículo que pode ser prejudicada, mas também a segurança do condutor e dos passageiros. Veja a seguir, mais vantagens de estar com a suspensão em dia e porque não se deve ignorar quando ela apresenta qualquer barulho.

 

Quais os benefícios da suspensão?

 

A principal função da suspensão no veículo é absorver os impactos do solo, seja no caso de ter um buraco, lombada ou até mesmo irregularidades na pista. Por absorver o impacto, a suspensão proporciona ao veículo mais estabilidade, diminuindo o risco de acidentes.

Além, de claro, diminuir as trepidações no volante e provocar mais conforto no trajeto para todos que utilizam o veículo.

 

Quando trocar?

 

Justamente pela suspensão ser um conjunto de componentes que ficam extremamente expostos às irregularidades do solo, é sempre preciso estar de olho em como está o seu estado a cada 10 e 20 mil quilômetros rodados, ou quando submetida a alguma situação que exija muito do conjunto, como um buraco muito profundo ou grandes lombadas, por exemplo.

Caso tenha prejudicado a suspensão, normalmente ela indicará alguns sintomas como ruídos parecidos com um chocalho, vibração no volante e desgastes precoces nos pneus. Por isso, presenciou qualquer um desses sintomas, recorra ao seu mecânico de confiança para uma avaliação.

 

Não ignore os sinais!

 

Importante lembrar que caso a suspensão não esteja em bom estado e não seja trocada a tempo, o veículo pode ficar vulnerável e danificar outras peças do veículo. Podendo danificar pivô, amortecedores, rodas e causar o perigo da aquaplanagem, ou seja, o perigo do veículo perder o controle e deslizar em pistas alagadas.

 

Por esta razão, a troca da suspensão deve ser feita para evitar prejuízos tanto em que se refere ao custo de trocas das outras peças, quanto nos riscos de provocar um acidente.

Agora que você já sabe que não deve ignorar, seja qual seja o sintoma do veículo, veja também o nosso post sobre 5 Sinais Do Carro Que Indicam Fazer Uma Manutenção Urgente!

Artigos
relacionados

×