Colocou a chave na ignição, girou, mas o carro não dá partida? Quem nunca passou por esses imprevistos, justamente naquela hora que você mais precisa do veículo, não é verdade?
Mas calma, que a gente te ajuda mostrando por quais motivos pode ter ocorrido e o que você deve fazer para facilitar a comunicação com o seu mecânico de confiança para que resolva o problema o mais rápido possível!
O que pode estar causando o carro não dar partida?
Antes de qualquer suposição, vamos voltar aos princípios básicos da mecânica. O que o carro precisa para funcionar? Ar, combustível e eletricidade. Agora, vamos refletir!
Se esses itens são essenciais para que funcione o veículo, nesse caso, algum deles não está funcionando da maneira que deveria e por essa razão o carro não está dando partida. Então vamos conhecer alguns deles?
- Bomba de combustível com defeito
Notou que o seu veículo já havia apresentando perda de potência do motor, funcionamento irregular e agora não completa a partida? Esses sintomas podem ser ocasionados pela bomba de combustível com defeito.
A bomba de combustível tem como função repassar o combustível do tanque até o sistema de injeção ou o carburador. Quando essa peça apresenta defeito, ela não alimenta o sistema com o combustível e consequentemente o motor também não dá sequência no funcionamento do carro.
Por isso, para evitar que esse tipo de imprevisto aconteça, além da manutenção preventiva, sempre fique de olho na procedência e qualidade do combustível que você está abastecendo o seu veículo. Isso porque, o combustível adulterado pode conter diversos componentes químicos que podem danificar a bomba e todo o sistema de alimentação.
- Sistema de ignição prejudicado
Se o seu veículo além de estar com problemas de partida, vem manifestando perda constante de potência, falhas na aceleração e alto consumo de combustível, atenção ao sistema de ignição!
O sistema de ignição tem a função de criar a faísca que começa a queima de combustível para o motor entrar em movimento. Caso seus componentes como: vela, carburador e filtro estejam comprometidos, pode afetar diretamente nesse processo.
Por essa razão, a dica nesse caso também é respeitar as manutenções preventivas e evitar combustíveis de não procedência. Combustível adulterado gera um excesso de resíduos químicos que podem causar faísca atrasada na ignição, desregular o carburador ou injeção, sujar o filtro de ar e entupir velas.
- Bateria descarregada
Quando você girou a chave, percebeu que além do carro não ter dado partida, não acendeu a luz do painel e também não conseguiu acender faróis, rádio ou até acionar o limpador de para-brisa? Possivelmente com esses sintomas, o carro pode não estar dando partida por falta de carga na bateria!
Mas cuidado! Se tratando de eletricidade, não tente trocar sozinho. Procure um especialista de sua confiança, explique todos esses sintomas para que ele possa analisar e fazer a troca com segurança.
Uma boa dica, para prolongar a vida útil da bateria é não deixar o veículo por muito tempo parado sem ligar, sempre que possível ligue pelo menos uma vez por semana para que a bateria não descarregue precocemente. Também evite deixar rádios e faróis ligados por muito tempo sem que o carro esteja funcionando. Isso pode causar falhas no alternador, componente importantíssimo que faz o papel de abastecimento de todo o sistema elétrico do veículo.
- Motor de arranque
Agora, se ao girar a chave da ignição, ouviu um estalo ou percebeu que a partida está pesada, isso pode indicar problemas no motor de arranque do seu veículo.
O motor de arranque ou conhecido também como motor de partida, tem como objetivo transformar energia elétrica em energia mecânica. Caso essa peça apresente defeito, essa transformação pode ser interrompida e consequentemente você não conseguirá colocar o seu carro em movimento.
Para que isso não aconteça frequentemente e você consiga preservar o seu motor de arranque por mais tempo, a dica é pisar sempre antes no pedal de embreagem ao ligar o carro. Dessa forma, você não só irá deixar a partida mais leve, como também irá demandar menos potência do motor de partida, prolongando sua vida útil.
Mas e agora o que fazer?
Agora que você já conhece os possíveis problemas que podem ter afetado a partida do seu carro, lembre-se! Esse post tem como objetivo facilitar o entendimento dos sintomas para que você possa informar mais facilmente o seu mecânico.
Não tente trocar nenhuma peça sozinho sem a ajuda de um especialista. Afinal, vale a pena lembrar que o carro trabalha com eletricidade de alta tensão e possui componentes que podem chegar em altas temperaturas. Por isso, para evitar que qualquer acidente aconteça, sempre acione a sua oficina mecânica de confiança. Combinado?