Carros Antigos: principais cuidados para conservar

Nada mais nostálgico que os carros antigos, não é verdade? Além de terem marcado a história, para muitos tem um valor sentimental inestimável e está na família a décadas, passando de geração para geração.

Mas como toda relíquia, os carros antigos precisam de cuidados especiais para que resistam ao tempo. Veja quais os principais cuidados para conservar!

 

  • Encontre empresas especializadas

 

Quanto mais antigo o veículo, mas raro é de se encontrar peças de qualidade para reposição. Além disso, não é qualquer profissional que possui experiência em motores vintage, o que pode dificultar na hora de realizar a manutenção preventiva do veículo.

Por isso, sempre tente encontrar empresas que são especializadas em carros antigos. Uma boa dica é sempre verificar as avaliações e feedbacks dos clientes nas redes sociais da empresa antes de confiar a sua relíquia para realizar o serviço.

 

  • Bote a relíquia para andar!

 

Muitos ainda possuem aquela ideia, que andar com o carro antigo pode gastar as peças e o correto a se fazer para preservá-lo é evitar ao máximo andar com ele. Mas a verdade é que você deve fazer justamente o contrário! Você deve sim regularmente estar funcionando a sua relíquia.

Tente usá-lo pelo menos aos finais de semana ou em passeios para que todas as peças possam trabalhar de forma correta. Isso além de ajudar as peças como um todo do motor, vai ajudar a bateria a ficar sempre carregada e evitar que os pneus ressequem.

 

  • Respeite o tempo da manutenção independente do uso

 

Outra dica de ouro, é sempre respeitar o tempo da manutenção preventiva. Mas você deve estar se perguntando: “Ah mas nem uso o carro direito, será que precisa?”, a resposta é sim, ainda mais em carros antigos que geralmente a busca por peças costuma ser mais demorada, justamente por ser raras de se encontrar e, em alguns casos, só encontradas por encomenda.

Por essa razão, sempre opte pela manutenção preventiva! Além de prever os gastos e deixar o seu motor sempre em dia, é possível ter a previsão de quais peças irão precisar antes que aconteça a quebra de alguma delas e prejudique o seu veículo.

 

Gostou das dicas? Segura que vem mais uma! Se você ainda não possui um carro antigo, mas está pensando em adquirir um, veja esse post antes: Vai comprar carro usado? Veja o que considerar antes!

Artigos
relacionados

×