As correias automotivas possuem papéis indispensáveis no veículo. Que podem ser desde a função de ligamento entre uma peça e outra, ou até mesmo a ativação de um alternador para fornecer energia. Por isso, é recomendado que nas revisões preventivas, a cada 6 meses, seja checado como está a vida útil delas.
Mas você sabe quais são e o que cada correia automotiva corresponde de função? Descubra a seguir e veja os benefícios de mantê-las sempre em dia nas revisões.
- Correia dentada
A correia dentada é responsável por ligar o eixo que comanda as válvulas do motor ao virabrequim. Assim, as válvulas de admissão e de escapamento conseguem abrir e fechar no momento certo. Isso evita que os pistões atinjam as cabeças das válvulas e percam potência quando for necessária porque as válvulas estão abertas.
- Correia do alternador
A função da correia do alternador é de colocar justamente essa peça em funcionamento – ele que fornece energia para recarregar a bateria do carro. Se essa correia arrebenta, a bateria não carrega e não distribui energia para o veículo.
- Correia da direção hidráulica
A correia da direção hidráulica trabalha para ativar a bomba hidráulica, que envia o fluido para a caixa de direção. O rompimento dessa correia deixa a direção pesada.
- Correia do ar-condicionado
O sistema do ar-condicionado também utiliza de uma correia automotiva e é ela que tem a função de ligar o compressor do ar, que vai diminuir a temperatura da cabine, assim que o condutor ligar o veículo.
Em caso de rompimento dessa correia, o ar condicionado fica incapaz de funcionar. Por isso, o recomendado é trocar a correia do ar-condicionado a cada 50 mil quilômetros.
Atenção ao ressecamento!
Sempre é bom reforçar, que a maioria das correias são de materiais derivados da borracha. Sendo assim, o risco de desgaste por ressecamento é um dos maiores vilões de sua vida útil.
Por isso, se o seu ar-condicionado parou de funcionar, sentiu que o seu veículo perdeu força, a direção ficou pesada ou o veículo não dá sinal na parte elétrica, pode ser que alguma dessas correias estejam comprometidas.
Procure um especialista de confiança para avaliar e realizar a troca. Gostou do conteúdo? Veja também: Como identificar problemas na bateria?