Luz de injeção eletrônica acendeu? Saiba o que fazer!

Com o objetivo de melhorar o desempenho quando se trata de sistema de alimentação do veículo, a injeção eletrônica foi criada para substituir os antigos carburadores. Um sistema inovador pensado não só em performance, mas também no meio ambiente, já que ele também evita a emissão de poluentes.

Mas quando há alguma falha no sistema de injeção eletrônica, automaticamente o veículo avisa através de uma luz no painel, que se assemelha ao formato do motor. Quando a luz da injeção eletrônica acende, é um sinal de atenção para esse sistema, veja abaixo o que pode ser e quais providências tomar.

 

O que significa a luz de injeção eletrônica?

 

O sistema de injeção é composto por velas, sensores, cabos de ignição, bobinas e bicos injetores. Por isso, se acendeu ou ficou piscando a luz de injeção eletrônica no painel do veículo, significa que um desses componentes não está funcionando corretamente e precisa passar por uma análise de um especialista.

Além do sinal no painel, é possível notar que o sistema de injeção está prejudicado através de alguns sintomas como: motor “engasgado”, marcha lenta irregular, falta de potência, falhas na partida e consumo alto de combustível.

 

Como preservar a vida útil da injeção?

 

Agora que você já sabe o que é o sistema de injeção eletrônica, sua importância e os sintomas de quando algum componente do sistema não está funcionando, separamos uma lista com 3 dicas para preservar a vida útil da injeção eletrônica, vamos lá?

 

  • Combustível de qualidade

 

Por ser um sistema que lida diretamente com a passagem de combustível do tanque para o motor, abastecer sempre com combustível de qualidade é essencial para prolongar como um todo o sistema de injeção eletrônica.

Caso ao contrário, se é utilizado combustível de uma má qualidade, pode provocar um excesso de impurezas e comprometer as válvulas e bicos injetores do sistema.

Além disso, uma boa dica é não ficar andando muito com o combustível na reserva, isso também pode soltar um excesso de impurezas, danificar os componentes do sistema e superaquecer a bomba de combustível.

 

  • Manutenção preventiva

 

E claro, que a manutenção preventiva não poderia ficar de fora! Além da revisão como um todo do motor, ela também tem papel fundamental no sistema de injeção eletrônica.

Isso porque realizando a revisão, é possível prevenir que cabos e velas apresentem falhas e comprometam o restante dos componentes. Assim, você consegue prever o custo e prolongar a vida útil do sistema.

Mas não descarte os sinais do seu veículo, leve imediatamente ao seu mecânico de confiança, mesmo que ainda não tenha dado os 6 meses de intervalo da última manutenção.

 

  • Troca de óleo

 

Não é só com o combustível que você precisa estar atento na validade! O óleo  lubrificante do motor também necessita realizar trocas regularmente para que o sistema de injeção eletrônica possa funcionar perfeitamente. 

A recomendação é que nunca deixe passar do prazo estabelecido na sua etiqueta do óleo, assim você evita que possa gerar também resíduos em excesso e afete o sistema de injeção.

 

O que fazer quando a luz da injeção acender?

 

Primeiramente, sempre mantenha a calma, isso fará total diferença para tomar os próximos passos com mais clareza. Depois encoste o seu veículo em local seguro e acione o seu mecânico para explicar os sinais que o carro está informando.

Geralmente, diferente da luz do óleo ou o sensor de temperatura que é necessário parar o carro imediatamente, quando acontece de acender apenas a luz da injeção eletrônica é possível ir andando com o carro até a oficina mecânica sem que gere muitos danos, mas sempre consulte um especialista antes de tomar qualquer  decisão.

 

Tem dúvidas sobre os sinais que aparecem no painel? Veja a seguir o nosso post sobre Você conhece as luzes que o painel do carro te mostra?

Artigos
relacionados

×