A nova gasolina regulamentada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e que entrou recentemente em vigor no mercado brasileiro, vem com uma proposta de aumentar as exigências no padrão de qualidade do combustível.
Parâmetros como densidade, octanagem e ponto de ebulição do combustível foram reavaliados. Mas na hora do abastecimento, quais as diferenças e as vantagens que a nova gasolina proporciona ao veículo? Isso altera o consumo? Saiba mais a seguir!
O que muda na nova gasolina?
A gasolina comum, que conhecemos hoje em dia, possui em média 87 octanas e não possui um padrão estabelecido para a densidade, o que interferia diretamente no bom funcionamento do motor já que como não havia parâmetros, algumas gasolinas apresentavam octanagem e densidade muito baixos. Isso não só estava degradando alguns motores, como também aumentando o consumo de combustível do veículo.
Em vista disso, a nova gasolina veio para padronizar e melhorar a qualidade desse combustível, independentemente do posto. Passou a ser determinado então pela ANP que o padrão mínimo de qualidade, quando falamos de evaporação e octanagem, são de 92 RON (Research Octane Number) e de densidade energética, 715 kg/m³.
Vantagens
Mas você deve estar se perguntando, como funcionaria isso na prática? Afetará a performance do veículo? Aumentará a vida útil do meu motor? Abaixo apontamos algumas das principais vantagens que a nova gasolina vai trazer ao veículo e ao condutor.
- Maior rendimento de energia
Justamente pela nova gasolina ter maior densidade, é possível aproveitar mais energia desse combustível e ter menos índices de perdas, fazendo com que tenha melhores resultados de eficiência energética.
Sendo assim, utilizando a nova gasolina você terá melhor rendimento energético, ou seja, mais energia para o motor funcionar e colocar o seu veículo em movimento.
- Menor consumo de combustível
A redução de consumo está ligada diretamente com a qualidade do combustível, por isso quanto mais altos os índices de aproveitamento de energia forem, menos recursos serão necessários para o veículo percorrer a mesma distância.
Isso acontece porque a eficiência do motor varia de acordo com a densidade, índice a qual falamos acima que agora terá um parâmetro alto 715 kg/m³, do combustível. Portanto, com uma gasolina de maior densidade, teremos maior massa para um mesmo volume de combustível para produzir mais energia na combustão. Possibilitando então, que o veículo ande mais quilômetros com a mesma quantidade de litros da nova gasolina.
- Aumento da vida útil do motor
Além de todas as vantagens apresentadas acima, a nova gasolina também promete aumentar o desempenho e a vida útil do motor.
Isso será possível devido ao aumento de octanagem para 92 RON, valor que indica a qualidade do combustível em relação à detonação, oferecido pela nova gasolina. Concluindo, quanto maior a octanagem, maior a resistência e proteção do motor.
Viu só quantos benefícios a nova gasolina pode oferecer para o seu veículo? Quer saber mais do porquê você deve estar atento sobre a procedência do combustível? Continue a leitura no próximo post: 5 motivos para ser criterioso com a qualidade do combustível.