Óleo de transmissão automática e de motor são a mesma coisa?

Quando falamos de mecânica preventiva, um dos itens principais que vem à cabeça é a troca de óleo, não é verdade? Mas o que muitos não sabem, é que a troca de óleo não consiste em somente um tipo e possuem prazos de troca diferentes. Por isso, é de extrema importância que além do óleo de motor, você também conheça o óleo de transmissão automática, ou comumente falado o óleo de câmbio automático, e os riscos de não manter a troca em dia. Veja a seguir quais são as diferenças entre eles.

 

Óleo de transmissão automática X Óleo de motor

 

Responsável por reduzir o atrito e evitar o superaquecimento de todo o sistema de marchas, o óleo de transmissão tem papel fundamental quando falamos de proteção do câmbio especificamente. Já o óleo de motor tem como objetivo também de reduzir o atrito e proteger as peças, mas do motor.

Por esta razão, a troca do óleo de transmissão possui um espaçamento maior de 5 anos ou a cada 60 a 80 mil km rodados, já o óleo de motor deve ser feito a troca a cada 6 meses. Caso contrário, você pode correr o risco de danificar gravemente a transmissão e outros sistemas de engrenagem do veículo.

O tipo de óleo de motor e de transmissão também é diferente. O óleo de motor possui os tipos: Mineral, Semissintético e Sintético. Agora, o óleo de transmissão depende do modelo do sistema de câmbio. Descubra os principais abaixo.

 

Quais os tipos de óleo de transmissão automática?

 

Atualmente é possível encontrar 6 tipos de óleo de transmissão: DEXRON VI, ATF, Multi ATF, CVT, CVTF e DCTF. Vamos lá conhecer algum deles?

A DEXRON VI por ser um fluido sintético e ser resistente a altas e baixas temperaturas, é mais utilizada hoje em dia e atende a maioria dos veículos populares. Além disso, possui um diferencial em sua composição que possui modificadores de atrito, que faz com que evite desgastes precoces no sistema. Os veículos indicados para usar o DEXRON IV são: Spin, Cruze, Cobalt, Sonic e entre outros.

Já o modelo ATF, possui excelência em performance tanto em altas temperaturas como em altas cargas. Esse tipo é indicado para transmissões modernas como das grandes montadoras asiáticas e americanas. Os veículos indicados para usar o ATF são: GM, Honda, Ford, Toyota, Mitsubishi, Isuzu, Mazda, Daihatsu, Hyundai e Kia.

Também é possível encontrar no mercado o Multi ATF, fluido que é 100% sintético e de alta tecnologia, indicado para caixas de marchas automáticas com bloqueio de conversor de par. Os benefícios que ele traz são vários, mas é conhecido por reduzir consumo de combustível e de ser capaz de evitar a vibração da embreagem (Lock-Up). Os veículos indicados para usar o Multi ATF são: Honda, Toyota, Mitsubishi, entre outros. 

Outro tipo conhecido de óleo de transmissão é o CVT, ele é recomendado para modelos que possuem o câmbio de modelo CVT, que exige esse tipo específico de fluido para funcionar. Os veículos indicados para usar o CVT são: Lancer, ASX, Outlander, Eclipse Cross e entre outros.

Agora, o modelo CVTF é um fluido desenvolvido com óleos sintéticos e aditivos de alta tecnologia, que garante alto desempenho da transmissão e do diferencial. Os veículos indicados para usar o CVTF são: A4 CVT, Sentra, Corolla CVT, Fit CVT e Compass CVT. Os câmbios compatíveis são: JF011E, 01J, JF011E, JF015E, K310 e SWRA.

E por último mas não menos importante, o fluido DCTF. Esse tipo de óleo de transmissão foi desenvolvido para casos que o veículo possua as caixas de câmbio automáticas e transmissões automatizadas de dupla embreagem do tipo DCT (Dual Cluth Transmission). Os veículos indicados para usar o DCTF são: A3, Passat CC, Jetta TSI, BMW, Citroën, Volvo e entre outros.

 

Benefícios de trocar o óleo

 

Em ambos os casos, seja na troca de óleo de motor ou no óleo de transmissão, se você realizar a troca no período recomendado, você aumenta a vida útil do seu motor e câmbio, economiza, evita a manutenção corretiva e a dor de cabeça de ficar com o carro parado na oficina mecânica.

 

Viu só, como tem diferença os tipos de óleo e o quão importante é respeitar o período de troca de cada um? Se você quer saber mais de assuntos como esse, veja o nosso post blog: Quando e por que realizar a troca de óleo regularmente?

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