Peças recondicionadas valem a pena?

Quando pensamos em peças recondicionadas para o veículo, devemos considerar alguns fatores além do preço baixo. Afinal, não vai ser esse fator que irá preservar a sua segurança no trânsito e nem aumentará a vida útil do seu veículo.

Por isso, antes de aprovar qualquer orçamento, leia esse post para saber se realmente vale a pena optar pelas peças recondicionadas ou não.

 

O que são peças recondicionadas?

 

Primeiro de tudo, precisamos entender o que são as peças recondicionadas, ou comumente chamadas de peças recuperadas. Esse tipo de peça  é chamada assim, porque já passou por algum reparo como solda, lubrificação ou a troca de algum componente para voltar a funcionar.

Hoje, é possível encontrar itens como amortecedores, pneus e até freios recondicionados. Os procedimentos para isso são diversos, podendo ser desde a inserção de fluido interno novo, recauchutagem ou o famoso passe, que é o ato de aplanar ou desempenar os discos de freio em um torno.

 

Qual a vantagem e a desvantagem?

 

Por ser uma recuperação da peça, o preço tende ser bem mais baixo do que o custo de uma peça nova. O que chama muito atenção para quem pretende economizar no orçamento.

Porém, por não ter sido recuperada pelo fabricante, além de não passar pelos testes de segurança e durabilidade, a peça também não possui garantia. Então, caso a peça venha apresentar defeito pouco tempo depois, não é possível trocar por outra ou realizar a recuperação sem custo.

 

Devo optar pela peça nova ao invés da recondicionada?

 

Sempre é bom lembrar, que comprar uma peça nova não significa necessariamente que é uma peça de qualidade e que vai durar por muitos anos. Por isso, sempre antes de comprar, também veja a procedência, a marca e, principalmente, se a peça é de primeira linha. 

Se for preciso, consulte o seu mecânico e pergunte a experiência que ele tem com a marca no qual está pensando comprar. Isso pode ajudar a fazer uma compra bem mais segura e que irá valer a pena!

 

Quer saber mais sobre as vantagens de investir em peça 1ª linha no seu veículo? Veja nosso post a seguir: Por que devo usar peças de 1ª linha no carro?

Artigos
relacionados

×