Já falamos por aqui a importância de alguns itens de segurança do carro, e o sistema de freio é, sem dúvidas, um dos mais importantes da lista. E para entender mais sobre os cuidados, precisamos aprender como um todo o sistema de freio. Vamos lá?
O sistema de freio é composto de componentes de fricção e hidráulico, vamos conhecer melhor a seguir:
- Pedal
Esse componente não é só uma das peças mais lembradas do sistema de freio, por estar em direto contato com o motorista, como também é um dos mais resistentes do sistema.
O funcionamento é bem simples e tem como objetivo acionar os freios do carro para que as rodas sejam paradas.
- Disco
Como o próprio nome já diz, esse componente tem formato de disco e ele é conectado à roda com a função de desacelerar ou parar o veículo quando em contato com as pastilhas.
Geralmente, é composto por ferro fundido, carbono, kevlar ou sílica. Materiais de grande resistência, para que durante a frenagem ele possa suportar as altas temperaturas.
- Pastilhas
Como citado anteriormente, a pastilha tem papel fundamental na redução de velocidade do carro juntamente com o disco de freio. Para isso, ela usa o atrito gerado quando é pressionada contra o disco.
Por ser uma peça em constante exposição a atritos, não deixe de fazer a revisão preventiva. Com um tempo de uso, ela pode desgastar e pode prejudicar o bom funcionamento da frenagem.
- Tambor
Falando em atritos, chegou o momento de conhecermos o tambor. A sua principal função é formar a superfície de atrito com qual a lona de freio irá ser comprimida.
- Servo freio
Responsável por ampliar a força aplicada pelo motorista no pedal, o servo freio utiliza do vácuo gerado pelo motor em funcionamento para transmitir a força para o sistema de freio.
Isso proporciona maior conforto ao motorista, porque ele não precisa exercer muita força para pressionar o pedal para parar o veículo.
- Cilindro mestre
Esse cara tem um papel interessante no sistema de freio, ele não faz nada mais nada menos do que fornecer pressão hidráulica abastecendo o sistema de freio com o fluido do reservatório e fazendo com que os pistões das pinças sejam acionados, freando o veículo.
- Fluido
E por último, mas não menos importante, o fluido de freio. Ele é utilizado no sistema com o objetivo de transferir a pressão exercida sobre o pedal de freios até as pastilhas e sapatas de freio, ou seja, é ele que garante a transmissão da pressão responsável pelo acionamento do sistema para a frenagem.
Como cuidar?
Agora que você já conhece o sistema de freio, chegou o momento de conhecer os cuidados. Um deles é que seja checado todo o sistema de freio na revisão preventiva necessária de 6 em 6 meses.
A checagem não só é importante para analisar o carro como um todo, como também para verificar como está o fluido de freio.
Sinais de alerta
Além dos cuidados, é sempre de extrema importância ficar atento aos sinais que o carro está te dando. Veja a seguir os principais para ficar de olho!
- Pedal Baixo
O primeiro sinal é o famoso pedal baixo, esse sintoma pode ser tanto a falta de fluido, que geralmente é alertada no painel, como também defeito no cilindro mestre ou no servo.
- Barulhos
Se ao frear, ouvir barulhos de “ferro com ferro”, pode ser que as pastilhas estão no final da sua vida útil e precisam ser trocadas o quanto antes.
- Trepidação do Volante
Sentiu trepidar a direção? Esse sintoma tem grandes chances de ser o disco de freio empenado.
Agora que você sabe os cuidados que precisa ter com o freio e ficou curioso quais são os outros itens indispensáveis para sua segurança no volante, confira nosso post blog: 10 itens de segurança do carro que não podem faltar.