Scanner automotivo: o melhor aliado na revisão!

Com certeza, em uma de suas idas à oficina mecânica, você já deve ter ouvido o seu mecânico falar que vai precisar passar o aparelho ou scanner automotivo no seu carro antes de passar um orçamento e de realizar qualquer serviço, não é verdade?

Mas você sabe qual é realmente o papel do scanner e as vantagens de escolher uma oficina que tenha esse aparelho? Se a resposta foi não em qualquer uma dessas perguntas, continue lendo esse post para ficar por dentro.

 

O que é um scanner automotivo?

 

Esse aparelho tem como função fazer um checkup, em tempo real, de todo o sistema de injeção eletrônica do carro. Isso não só mostra como estão os indicadores de performance dos componentes, como também passa uma previsão do que em breve você deverá ter que corrigir ou trocar no seu veículo.

Atualmente, existem vários modelos no mercado, mas normalmente o scanner automotivo utiliza o plug OBD (On Boarding Diagnostics) ou o OBD II. Esse plug, é responsável por passar informações detalhadas de como está o desempenho do veículo, se o consumo de combustível está elevado ou se há excesso de poluentes, entre outros.

 

Quais vantagens de usar?

 

Já vimos por aqui que o scanner é um aliado incrível quando falamos de mecânica preventiva. Mas além disso, existem outras vantagens que ele pode trazer e listamos algumas das principais a seguir.

 

  1. Agilidade no diagnóstico

 

O carro é, sem dúvidas, um grande parceiro no dia a dia, trazendo mais mobilidade e praticidade. Então, quanto mais tempo o veículo fica na oficina, mais você fica sem esses benefícios, não é verdade?

E quando não há o scanner, o tempo de diagnóstico pode aumentar significamente para o mecânico e para o cliente. Além de não passar, muitas vezes, um diagnóstico preciso. 

Por isso, escolher uma oficina mecânica que utiliza o scanner para analisar o veículo, pode reduzir e muito o tempo de conserto.

 

  1. Economia na manutenção

Alguém falou em economia na manutenção? Sim, o scanner também pode ajudar com isso! 

Como ele indica o que será necessário corrigir em curto a médio prazo no veículo, é possível prever o quanto será necessário destinar de investimento e poupar que seja gasto com reparo de mais peças desnecessárias recorrentes de um diagnóstico não preciso. Lembrando que o scanner não substitui a revisão preventiva e sim complementa.

 

  1. Aumento da vida útil do carro

 

Além de mais agilidade e economia na manutenção, o ato de poder prever como está o sistema como um todo do veículo que o scanner proporciona, possibilita que peças que já estão no fim da sua vida útil quebrem e prejudiquem o restante dos outros componentes.

Assim, quanto mais rápido for diagnosticado, menor será o dano e maior será a vida útil do veículo. 

 

Agora que você já sabe as vantagens do scanner automotivo na revisão, entenda como procurar uma oficina de confiança AQUI

Artigos
relacionados

×