Já chegamos a comentar por aqui que os carros híbridos e elétricos já não são mais uma discussão para o futuro e sim já é uma realidade, prova disso é que muitos veículos deste tipo já estão à venda, inclusive no Brasil. Mas como toda novidade, ainda repercute muitas dúvidas sobre se realmente valeria a pena investir em um carro elétrico para ter na garagem.
Pensando nisso, separamos a seguir algumas vantagens e pontos de atenção para colocar na ponta do lápis e verificar se comprar um carro elétrico te trará o melhor custo-benefício ou não.
Vantagens de ter um carro elétrico
As vantagens de ter um carro elétrico vão além de só ter mais uma tecnologia em mãos. Questões como eficiência na mecânica, economia a longo prazo e preservação do meio ambiente, são um dos principais pontos que qualificam este tipo de tecnologia no mercado e por isso chamou tanto a atenção dos especialistas e do público. Veja a seguir cada um desses pontos!
Eficiência na mecânica
Muitos ainda ficam com aquele pé atrás com o carro elétrico por ter aquela impressão de não performar como o carro a combustão. Mas não se engane! Os carros elétricos estão dando um verdadeiro show de desempenho, podendo alguns ter uma autonomia de até 525 km, indo dos 0 aos 100 km/h em apenas 3.2 segundos, que é o caso do Model 3, um dos carros elétricos apresentados pela Tesla.
Lembrando que a eficiência do veículo é provocada pelo tanto de aproveitamento que o automóvel faz da energia do combustível, que no caso dos elétricos, não se perde durante o sistema de queima e sim utiliza praticamente de toda energia disponível para transformar em potência.
Economia a longo prazo
Atualmente, o preço de compra dos veículos elétricos ainda não compete com os preços dos populares a combustão, mas a longo prazo a tendência é que o custo do elétrico seja muito menor para manter.
Isso tem a ver com o tipo de combustível que o veículo precisa. Que no caso dos elétricos, irá precisar apenas de energia elétrica para funcionar. Um combustível mais barato para o bolso do brasileiro, mais limpo e renovável.
Sustentabilidade
Você sabia que 90% da população mundial está exposta a níveis de concentração de poluentes acima dos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e nas regiões metropolitanas uma das principais causas são as emissões advindas de veículos rodoviários? Os dados são da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETSB) e mostra o quão preocupante está sendo a emissão de gases poluentes dos carros a combustão.
Com a chegada do carro elétrico, a emissão é igual a zero! Isso porque ele não precisa de combustíveis fósseis para funcionar, já que converte eletricidade em energia para se movimentar. Sendo assim, com o carro elétrico você não prejudica o meio ambiente e ainda contribui para uma vida mais saudável, que vale a pena lembrar que a maior causa das doenças respiratórias é justamente devido a má qualidade do ar que respiramos.
Pontos de atenção
Apesar de todas as vantagens apresentadas, é necessário entender alguns pontos de atenção ao comprar o veículo elétrico. Afinal, é uma tecnologia nova, possui prós, contras e também aos poucos vai passar por transformações e melhorias como foi com o carro a combustão.
O principal ponto de atenção envolve a recarga dessa energia, por ser um veículo totalmente elétrico o tempo de carregamento é bem maior do que o abastecimento comum feito com gasolina, álcool ou diesel. Podendo demorar horas, dependendo do modelo, para que a carga fique completa.
Outra questão que vale a pena citar, são os pontos de carregamento. Não é possível carregar o seu veículo em qualquer tomada de casa, por exemplo. Requer um posto de carregamento que possua estrutura para armazenar essa alta quantidade de energia. E hoje em dia, como estamos em transição para esse tipo de veículo, é normal não encontrar muitos postos que realizam esse tipo de carregamento ainda.
Mas com a transição já acontecendo do carro a combustão para o elétrico, a tendência é que também com a geração de demanda facilite encontrar cada vez mais nas cidades.
Custo-benefício adiante!
Mas afinal, vale ou não vale a pena ter um carro elétrico? Olhando para as vantagens que ele traz versus os pontos de melhorias, é conveniente dizer que essa é uma tecnologia que veio para revolucionar e já está sendo almejada por muitos brasileiros. Claro que o investimento neste momento não é baixo, mas ao longo prazo, em contrapartida, os benefícios ao meio ambiente e até a nossa saúde são sim algo que devemos pensar, não acha?