Bomba d’água: crucial para evitar o superaquecimento

Quem já sofreu com carro fervendo sabe o transtorno que é, tanto por ficar sem carro, como também o custo para consertar. Mas para evitar que isso aconteça, ficar de olho em peças como a bomba d’água do veículo é fundamental.

Além disso, existem certos sinais de falha da bomba d’água e do sistema de arrefecimento como um todo, que o próprio veículo indica. Veja a seguir qual o papel da bomba d’ água para evitar o superaquecimento do motor e quais são os sinais de atenção para sua troca.

 

Qual a função da bomba d’ água?

 

O motor dos veículos comuns de hoje em dia, costumam trabalhar de 100 a 120 °C. Para que o motor não corra o risco de ir além dessa temperatura e provocar um superaquecimento, a bomba d’água tem como função circular o líquido para refrigerar o motor.

Por isso, a bomba d’ água é tão importante e fundamental no sistema de arrefecimento. Já que sem ela, a água do inserida no radiador não percorreria pelo motor e não concluiria o seu papel de refrigeração.

 

Sinais de atenção

 

Para identificar qualquer problema no sistema de arrefecimento, fique atento ao painel do veículo, especificamente na altura do ponteiro do sensor de temperatura. Caso o ponteiro esteja muito elevado, estacione o veículo em um local seguro para deixar resfriar e acione imediatamente o mecânico.

Também uma outra dica é observar se o carro apresenta vazamento de água e se está apresentando barulhos no motor. Isso também pode ser um indício de sinais de problema com a bomba d’ água.

 

Quando devo trocar a bomba d’água?

 

A durabilidade de uma bomba d’ água pode chegar geralmente até 100 mil quilômetros rodados. Por isso, a recomendação, caso não possua o manual do proprietário para checar a validade, é que quando atinja essa quilometragem procure um especialista para analisar.

Mas lembre-se! Caso apresente qualquer sinal de vazamento ou ponteiro alto do sensor de temperatura, mesmo que não tenha completado os 100 mil km, procure um especialista o quanto antes.

Nunca descuide da manutenção da bomba d’água e tenha atenção aos sinais de problema.  Sempre que tiver alguma dúvida sobre o período de trocas e revisões, consulte o manual do fabricante, pois ele traz todas essas informações em detalhes.

 

Agora, que você já sabe a importância da bomba d’ água continue a leitura sobre o Fluido de Radiador: a importância de estar em dia

Artigos
relacionados

×