A bateria tem papel fundamental na alimentação de toda a parte elétrica do veículo, por isso quando ela não está em seu perfeito funcionamento ou está no final de sua vida útil, ela pode apresentar alguns sinais de alerta.
Caso não procure um especialista a tempo, as chances de não conseguir mais dar partida e de ficar na mão, são grandes. Mas calma, que a seguir você verá quais são esses sinais e o que fazer caso eles apareçam.
Sinais de que a bateria está descarregada
Como citamos acima, a bateria é responsável pela alimentação de energia do veículo, logo todos os itens que estão ligados de forma eletrônica serão afetados em caso da bateria começar a apresentar problemas. Veja abaixo quais são.
- Lanternas, faróis e luzes do painel não funcionam
Virou a chave, acionou as lanternas e faróis, mas as luzes, tanto externa como interna, não estão funcionando? Antes de condenar as lâmpadas, consulte o seu mecânico para analisar. Esse é o principal sinal de que a bateria não está emergindo a energia necessária para que elas se mantenham acesas.
- Dificuldade em dar partida
O processo da partida consome muito da bateria, isso porque o motor de arranque precisa de energia para impulsionar e ligar todo o motor. Por isso, se ela não estiver funcionando corretamente, essa energia não chega ou não é suficiente o bastante, onde consequentemente acontece a dificuldade de dar partida.
- Vazamento e corrosão da bateria
Por possuir componentes químicos, corrosivos e com altas chances de oxidação conforme o tempo, a recomendação é que a troca da bateria seja de no máximo de 3 em 3 anos.
Isso evita que aconteça o que chamamos de zinabre, que consiste em uma substância de cor esverdeada resultante da oxidação do cobre ou de ligas que contém cobre, que se acumula nos polos da bateria e impede que a conexão entre o terminal e o alternador aconteça. Podendo até, em casos mais graves de vazamento, descarregar a bateria por completo.
Como evitar o descarregamento precoce?
Existem alguns hábitos para poupar o desgaste precoce da sua bateria, um deles é evitar deixar rádio e faróis ligados por muito tempo sem dar partida do carro e também de ligá-los antes de dar partida.
Outra dica de ouro é não deixar o veículo parado sem funcionar, isso também pode prejudicar e até provocar o descarregamento de vez, mesmo estando dentro do prazo de validade.
O que fazer em casos de problemas na bateria?
Como a bateria trabalha com alta tensão e contém substâncias nocivas, para sua segurança não tente trocar sozinho! Encoste o veículo em local seguro e acione o especialista para avaliar.
Gostou do assunto? Continue a leitura com o post : Deu pane elétrica no carro? O que fazer?