A direção, seja manual, hidráulica ou elétrica também é um fator de extrema importância para sempre estar de olho nas revisões. Afinal é ela que vai informar ao carro qual será o comando de direção que o motorista irá precisar.
Entretanto, para que isso ocorra de forma segura e fluida, ela não pode estar dura e nem pesada, mesmo sendo do tipo mecânica. Claro, que conforme os anos foram passando, a tecnologia foi evoluindo para melhorar e deixar cada vez mais leve. O que já pode-se notar a diferença ao dirigir um carro com a direção mecânica e um carro com direção hidráulica, por exemplo.
Mas não se engane, se o volante começou a trepidar ou está pesado, o sistema de direção pode estar prejudicado. Descubra abaixo o porquê isso pode causar e como evitar!
Causas
- Caixa de Direção com folgas
Muito comum em acontecer com carros que possuem o sistema com eixo sem fim, as folgas na caixa de direção podem sim deixar o “volante mais pesado”.
Uma boa dica para identificar, é girar o volante com o veículo parado e perceber se as rodas vão corresponder de forma sincronizada. Caso não esteja, acione já o seu mecânico para avaliar.
- Correia Frisada com defeito
Um dos motivos que também pode provocar esse sintoma do volante pesado, é a correia frisada gasta. Ainda mais em casos que o carro utiliza a mesma correia frisada para tracionar outros componentes além da direção hidráulica.
Por isso, é sempre bom nas revisões ficar de olho no estado da correia para que ela não se rompa e cause mais danos à direção.
- Vazamento ou baixo nível de fluido
No caso do tipo hidráulica, sempre é importante verificar o nível de fluido de direção e também notar se há algum vazamento desse fluido.
O nível não pode estar baixo, caso contrário, além de deixar o “volante mais pesado” pode provocar desgastes precoces em outros componentes.
Importante ressaltar que não deve-se trocar o fluido em casa sozinho e sim levar até o profissional, para que ele possa realizar de forma segura e que não prejudique o veículo.
- Calibragem ou tamanho incorreto dos pneus
Outro ponto que é importante analisar, são os pneus do carro. Eles são mais largos do que o recomendado? Eles estão murchos ou “carecas”?
Se a resposta foi sim, os seus pneus podem estar sim influenciando na direção. Afinal, quando não estão no tamanho correto ou estão descalibrados, isso faz com exija maior esforço no volante para esterçar a direção do veículo, causando a sensação de direção pesada.
- Defeito elétrico
Falando especificamente da direção elétrica, quando o carro apresenta rigidez no volante, definitivamente é uma alerta de atenção para alguns componentes elétricos do carro.
Podendo ser um defeito no motor de direção, falta de alimentação por algum fusível queimado ou até, em casos mais graves, defeito no próprio módulo de controle da direção.
Como evitar
Para evitar que chegue ao ponto de prejudicar outros componentes e colocar a sua segurança e a dos passageiros em risco, a dica é sempre manter a revisão preventiva em dia. Assim, se houver qualquer desalinhamento, vazamento, correia ou pneus gastos, você conseguirá prever o que deve ser trocado ou consertado antes de afetar a direção.
Além da revisão, uma dica importante é sempre realizar o rodízio dos pneus e calibrá-los a cada 15 dias de uso. Isso poderá evitar danos precoces que podem ser causados pelo pneu murcho.
Agora, se trocou os pneus a pouco tempo, veja essa dica no nosso post: Troquei Os Pneus, Preciso De Alinhamento E Balanceamento?