Sabe aquela hora que o ponteiro da temperatura, encontrado no painel do carro, vai parar lá em cima e bate aquele desespero que só? Esse é um sinal de atenção para o superaquecimento do motor. E é para evitar essa fadiga, que o fluido de radiador existe e tem o papel fundamental no sistema de arrefecimento como um todo. Veja como ele funciona e quando é necessário realizar a troca.
- Como ele age?
Com a função de proteger as partes internas e metálicas do motor, o fluido de radiador garante o resfriamento dos componentes do propulsor para que haja equilíbrio da temperatura do bloco.
Dessa forma, ele evita o superaquecimento do motor e também protege que a corrosão dos componentes aconteça.
- Quando trocar?
A recomendação é que a troca do fluido do radiador seja realizada a cada 2 anos. Mas caso note que o fluido está com uma aparência mais escurecida e não cristalina, procure o seu mecânico para uma análise.
Se não respeitado o período de troca do fluido de radiador, você pode sofrer com muitos problemas no seu motor. Sendo um deles a queima de junta de cabeçote ou, em casos mais graves, a fundição do motor.
- Atenção a todos os sinais
Com a troca correta do fluido de radiador, você pode aumentar a vida útil do sistema de arrefecimento do seu veículo.
Mas mesmo assim, sempre fique atento a vazamentos, barulhos na bomba d’água ou no seu sistema de acionamento e oscilação no ponteiro da temperatura.
Caso identifique qualquer um desses sintomas no seu carro, leve ao seu mecânico para conferência imediatamente. Não tente consertar isso em casa! Por ser uma área que atinge altas temperaturas, o risco de acidentes com queimaduras é muito alto.
Viu só como é de extrema importância o fluido de radiador para o seu carro e as consequências de não trocar regularmente? Precisando trocar, faça já o seu agendamento na Highway 40 por AQUI.
Agora, se tem dúvidas de quais outros itens precisam ficar de olho, veja o nosso post sobre Revisão Automotiva: tudo que você precisa saber!