O óleo de motor, seja mineral, semissintético ou sintético, é essencial para que todo sistema do veículo fique lubrificado e não cause o desgaste precoce dos componentes. Por isso, de 6 em 6 meses, nas manutenções deve ser realizada a troca de óleo por um especialista.
Mas além dos períodos de troca, você deve ficar de olho nos vazamentos! Então, se acabou de sair da garagem e notou uma poça de óleo de motor no chão, não ignore! Saiba abaixo os danos que pode acarretar!
- Óleo de motor na câmara de combustão
Se o seu veículo apresentou vazamento de óleo, um dos motivos para procurar um mecânico o mais rápido possível é evitar que esse vazamento chegue também na câmara de combustão, onde deve ser passado apenas combustível e ar.
Se caso não for consertado a tempo, além de aumentar o consumo de combustível, pode danificar o catalisador. Peça considerada de maior custo no sistema de exaustão.
- Encharcamento das velas
Outro problema que pode ser ocasionado pelo vazamento, é o encharcamento por óleo nas velas, que pode apresentar também aumento de consumo e falhas no motor.
Além disso, em casos mais graves, pode até levar à queima da vela. Necessitando trocar a peça por inteiro para solucionar.
- Alteração da taxa de compressão
A taxa de compressão interna do motor também pode ser alterada por causa do vazamento de óleo. Resultado disso, é a redução na performance do motor e na vida útil das peças como um todo.
- Fundição do motor
E o pior de todos os problemas, o vazamento de óleo pode causar também a fundição do motor por falta de lubrificação.
Caso isso aconteça, além de ser um serviço que é necessário um investimento alto, o seu carro deverá ficar uns bons dias e até semanas na oficina para que todo o motor seja refeito.
Viu só como vazamento de óleo não é brincadeira? Por isso, sempre faça as trocas nos momentos corretos e sempre em uma oficina de confiança, combinado?
Quer saber mais sobre a troca de óleo? Veja no nosso post: Quando e por que realizar a troca de óleo regularmente?