É muito comum, esquecer da troca de óleo do carro e só lembrar dele naquela hora que acende o sinal no painel, não é verdade?
Mas fique tranquilo(a) após essas dicas, você verá o quão importante ele é para o funcionamento do carro, os tipos e quando saber o momento de trocar.
Por que preciso trocar?
O óleo lubrificante é um item essencial para o seu carro, isso porque é ele que mantém o motor lubrificado. Além disso, ele reduz as chances de superaquecimento, falhas na partida, perda de potência e possíveis aumentos de combustível.
Além dos ganhos de desempenho, caso não troque regularmente ou coloque o tipo errado de óleo, pode trazer danos terríveis para o seu carro como a fundição do motor.
Tipos de Óleo Lubrificante
Atualmente é possível encontrar 3 tipos de óleo lubrificante: Mineral, Semissintético e Sintético. Para saber qual deles vai no seu carro e demais observações de validade, observe a etiqueta que geralmente fica colada no seu para-brisa no canto superior esquerdo do seu carro.
Encontrou? Agora vamos te ajudar a entender qual a diferença dos óleos.
Mineral
Pioneiro dos tipos de óleo e muito comum em carros mais antigos, o óleo lubrificante mineral é produzido por meio de uma combinação de aditivos e óleos básicos obtidos pelo refino do petróleo. Dentre os tipos que existem, o Óleo Mineral é o de menor preço, porém por conter mais impurezas, necessita que seja mais vezes trocado.
Semissintético
O óleo semissintético é também uma base mineral que passa por vários processos de desenvolvimento. Porém, com o acréscimo de aditivos em sua composição, a parcela de mineral se torna bem pequena. Por esse motivo é chamado de semissintético, pois possui óleos minerais e sintéticos em sua composição. As principais características deste tipo é a maior estabilidade térmica e oxidativa se comparado ao óleo mineral, melhor capacidade de manter a viscosidade adequada e pouquíssimos contaminantes presentes.
Sintético
O lubrificante sintético é produzido a partir da mistura de óleos básicos sintéticos e aditivos. Além de apresentar maior durabilidade, também age com mais eficiência e melhor desempenho na lubrificação do motor.
Além dos tipos de óleo, é necessário se atentar também o tipo de viscosidade determinada pelo fabricante. Na etiqueta do óleo que comentamos anteriormente, além da definição se é Mineral, Semissintético ou Sintético, você encontrará dois números que definem a viscosidade de um óleo. O primeiro número que termina com a letra “W” (Winter), que está relacionada à forma como um óleo flui quando está frio e o segundo número define a forma como um óleo flui a temperaturas normais mais elevadas de operação do motor.
É através dessas medidas que você saberá exatamente qual o tipo de óleo correto para o seu carro.
Quando trocar?
Já entregamos um pequeno spoiler lá atrás que a etiqueta presente no para-brisa é a forma mais certeira para olhar o tipo e também a validade do óleo.
Mas além dessa etiqueta, sempre tenha em mente que após 5.000 mil km rodados ou se passou mais de 6 meses da última troca, sempre vale a pena levar ao seu mecânico para que avalie na revisão a possibilidade da troca de óleo.
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