Troquei os pneus, preciso de alinhamento e balanceamento?

Os pneus devem estar sempre em bom estado e bem calibrados, afinal eles juntamente com todo o sistema de freio e suspensão são responsáveis por realizar a frenagem com segurança e absorver todo o impacto.

Mas quando trocados, será que é preciso realizar sempre o alinhamento e balanceamento? Não tenha mais dúvidas, a seguir a gente te conta!

 

  • O que é Alinhamento e Balanceamento?

 

O alinhamento consiste em ajustar a posição das rodas na suspensão. Esse serviço soluciona o problema de desgaste desigual dos pneus dianteiros ou traseiros, e a segurança na condução. 

Já o balanceamento equilibra a estática e a dinâmica do conjunto de pneu e roda. Esse serviço, assim como o alinhamento, está relacionado à suspensão do carro. Por isso, quando realizado soluciona as trepidações na direção e garante que o desgaste dos pneus não seja irregular.

 

  • Sinais que o carro está desalinhado

 

Notou que o volante está “puxando” para um lado ou sentiu que a direção começou a  trepidar? Esses são um dos sintomas que o seu carro pode estar te mostrando que está desalinhado.

Outra boa dica é sempre reparar nos pneus, caso esteja com desgaste precoce é um sinal para informar rapidamente o seu mecânico para uma avaliação. Lembrando que a média de vida útil de um pneu é de 35 mil km a 45 mil km rodados.

 

  • Quando fazer?

 

A recomendação é que a cada 10 mil km rodados o carro seja diagnosticado para confirmar a necessidade de realizar o alinhamento e o balanceamento.

Mas atenção! Cuidado ao trocar o pneu, caso não tenha sido colocado corretamente o volante do carro pode trepidar em altas velocidades. Por isso, por precaução, consulte o especialista sobre a necessidade do alinhamento e o balanceamento após a troca de pneu.

 

  • Preciso também me preocupar com a Cambagem?

 

A Cambagem é o serviço responsável pela regulagem do camber na suspensão do seu veículo, ou seja, ele regula e garante que o ângulo das rodas em relação ao eixo perpendicular ao solo estejam corretos.

Porém, diferente do alinhamento e balanceamento, esse serviço não é necessário sempre que aconteça a troca de pneus e sim se o veículo foi exposto a uma situação de forte impacto na roda ou passou por um buraco expressivo, por exemplo.

Mas lembre-se, é sempre importante sim nas revisões preventivas que o seu mecânico avalie a necessidade da cambagem.

 

Agora que você já sabe o momento certo de checar o alinhamento e balanceamento, que tal conferir sobre o item que garante a frenagem no post Saiba Tudo Sobre O Freio Do Carro E Seus Cuidados.

Artigos
relacionados

×