Sabe aquele check up que fazemos sempre nas consultas periódicas ao médico para saber se está tudo ok com a gente? Com o carro funciona da mesma maneira, também precisamos manter esse hábito através da revisão automotiva.
A recomendação é que a revisão automotiva aconteça de 6 em 6 meses, assim você previne que desgastes maiores aconteçam, preserva sua segurança e evita de ficar na mão com o carro naquela hora que mais precisa.
O que é olhado na revisão?
Alguns itens são considerados primordiais na revisão, mas caso note algum barulho ou ruído estranho, sempre comunique o seu mecânico para que ele possa analisar o caso em específico. Aqui na Highway 40, por exemplo, analisamos na revisão:
- Troca de óleo e filtros
Sempre devemos olhar a validade determinada pelo fabricante e também o modelo correto de qual o filtro e o óleo que precisam ser utilizados no carro. Assim, é possível uma recomendação assertiva dos produtos.
Trocar o óleo e o filtro não só assegura o desempenho do motor, como também mantém a lubrificação em dia e diminui o desgaste das peças, aumentando a vida útil do motor.
- Freios
Esse item é de extrema segurança do motorista e precisa estar sempre em dia. Por isso, na revisão é necessário checar o fluido do freio e também as pastilhas.
Mas lembre-se! Por se tratar de um item de segurança, se notar trepidação no volante, barulho de ferro com ferro, pedal de freio baixo ou enrijecido, não espere chegar a revisão, procure o mais rápido possível o seu mecânico para uma avaliação precisa.
- Balanceamento e Alinhamento
Esses serviços são essenciais para ajustar o ângulo correto das rodas e também para que possa permitir o perfeito funcionamento do giro da roda, sem vibrações na direção, seja qual for a velocidade praticada.
Feito com periodicidade o Balanceamento e Alinhamento, você não só previne o desgaste irregular e precoce dos pneus, como também aumenta a vida útil deles garantindo uma condução mais segura.
- Embreagem
Pega muito trânsito? De olho na embreagem! Esse é um dos itens que fica mais exposto ao desgaste por ser acionado várias vezes ao dia devido a necessidade da troca de marcha.
Por isso, sempre devemos também ficar atento na revisão periódica deste item. Afinal, é ele que determina o raio de rotação que o motor deve atuar em relação às rodas, ou seja, é ele que te ajuda quando precisa de mais força ou velocidade no carro em todos os momentos.
- Arrefecimento
Vem aí mais um item que sofre no trânsito e também precisamos dar uma atenção para ele, o sistema de arrefecimento.
É muito importante verificar o estado de todo o sistema: radiador, reservatório de água, bomba d’água, mangueiras, ventoinha e fluido de arrefecimento.
Ele é responsável pelo resfriamento para manter a temperatura ideal de funcionamento do motor. E se caso ele não estiver funcionando corretamente, pode trazer grandes danos às peças metálicas do motor que são submetidas a atritos e explosões do combustível, ocasionando o famoso sintoma de “ferver o carro”.
Por isso, na revisão sempre deve-se checar o nível de água e também vazamentos, para que não ocorra problemas maiores de superaquecimento do motor.
- Luzes e Faróis
Também considerado um item de segurança, é fundamental a checagem do funcionamento de todas as luzes, desde os faróis e lanternas, até piscas, luzes de freio e ré.
Isso porque, o mal funcionamento não só acarreta multas e pontos na carteira, como também pode provocar acidentes por falta de visibilidade e sinalização no trânsito.
Viu só como a revisão automotiva é extremamente importante para a preservação do carro e também para sua segurança? Tem dúvidas de onde levar? Fale conosco!