Carro parado: devo me preocupar com a manutenção?

Devido às medidas de precaução contra o COVID-19, o isolamento social tornou-se imprescindível, fazendo com que muitos se adaptassem ao modelo home office de trabalho e consequentemente boa parte da população ficou em casa, deixando o carro parado na garagem.

Mas você sabia que mesmo com o carro parado, algumas peças do carro podem desgastar e perder a efetividade? Para entender melhor, acompanhe esse post que a gente te conta como reagir nessa situação.

 

O que devo ficar de olho quando ele estiver parado?

 

A recomendação é que mesmo não utilizando muito do veículo, mantenha a manutenção preventiva de 6 em 6 meses, justamente porque mesmo não usando frequentemente, certas peças possuem prazos de validade e precisam ser trocadas.

Vamos conhecer alguma delas?

 

  • Bateria

 

Normalmente, a duração de uma bateria costuma ser de 2 a 3 anos. Mas com o carro parado, essa duração pode cair drasticamente para 1 ano, fazendo com que a carga da bateria seja perdida mais rapidamente pela falta de funcionamento dos componentes elétricos.

 

  • Sistema de alimentação de combustível

 

Outro sistema que pode ser prejudicado com o carro parado é o de alimentação de combustível. Isso porque o combustível que restou no tanque com o tempo por conta da validade, pode liberar resíduos que podem causar borras e entupimentos no motor.

 

  • Pneus

 

Ficar de olho nos pneus, também é fundamental inclusive se o carro está parado a muito tempo. Afinal, após um longo período na mesma posição, além de descalibrar, corre o risco de deformar e perder a pressão dos pneus.

 

  • Fluidos

 

Tanto o óleo lubrificante do motor e transmissão, como também o fluido de freio e de radiador possuem datas de validade. Por isso, independente do uso ou não do veículo, precisa ser respeitado rigorosamente as datas de troca.

As trocas são fundamentais para a vida útil do seu motor e também para a sua segurança.

 

  •  Correias

 

Fundamentais para o sincronismo do motor, as correias ao passar do tempo, também ficam ressecadas e assim mais frágeis e possíveis de arrebentar mesmo com o veículo parado.

Sendo assim, independente de for utilizar o seu veículo ou não, sempre consulte o seu mecânico para uma avaliação das correias nas manutenções.

 

  • Filtros

 

Com o objetivo de manter os sistemas higienizados e evitar que acúmulos de resíduos impeça o bom funcionamento do veículo como um todo, os filtros de ar, óleo e combustível, também entram na lista de itens que precisam ser trocados mesmo sem utilizar o carro.

Cada qual com o seu papel, seja o filtro de ar para impedir o acúmulo de sujeira no motor, o filtro de combustível para evitar entupimentos ou o filtro de óleo para lubrificar o motor.

 

Quais as boas práticas além da manutenção?

 

Além da manutenção, pequenos hábitos no dia a dia podem ajudar a aumentar a vida útil do seu veículo.

Hábitos como o de funcionar o carro por 10 minutos uma vez por semana e executar dois ciclos de ativação dos dispositivos elétricos como vidros, travas e acionamento de limpadores de para-brisas.

 

Viu só como é importante manter em dia o carro mesmo parado? Saiba mais sobre manutenção nesse post: Revisão Automotiva: Tudo Que Você Precisa Saber!

Artigos
relacionados

×