5 Hábitos no volante que danificam o carro e você não sabia!

É muito comum que na correria do dia a dia, por ser tão automático dirigir, não reparamos e nem nos perguntamos se alguns hábitos no volante que estamos praticando prejudicam ou não o carro.

Mas acredite, muitos hábitos não só podem danificar o carro e diminuir a vida útil do motor, como também podem provocar riscos a sua segurança no trânsito. Veja a seguir quais hábitos são para começar a evitar.

 

  • Pé na embreagem

 

Esse sem dúvidas, é um dos hábitos mais comuns que acontece. Isso porque muitos motoristas acabam “descansando o pé” na embreagem por receio que o carro possa desligar no meio do percurso. 

Mas o que não imaginam é que esse mau hábito no volante, não só está forçando o disco de embreagem, como também pode provocar sérios danos no motor.

Para que isso não aconteça, só acione a embreagem quando for realizar a troca de marcha, combinado?

 

  • Andar com o combustível na reserva

 

Sabe aquele pensamento: “Ah depois eu abasteço, o que tem na reserva dá”? Nunca siga ele, ok? Andar com o combustível na reserva pode provocar o entupimento dos bicos de injeção, desgaste precoce do filtro de combustível e até a queima da bomba de combustível.

Por isso, bateu na reserva? Não espere acabar! Vá direto para um posto de combustível mais próximo para abastecer.

 

  • Encostar as rodas no meio-fio

 

Muitas vezes, na hora de fazer a baliza, muitos motoristas acabam achando que quanto mais perto da calçada, mais o seu carro estará livre de riscos. 

Mas atenção, quando for estacionar, nunca encoste na guia ou no meio-fio. Isso pode provocar uma fissura na estrutura da malha interna e externa dos pneus.

 

  • Segurar o carro na embreagem na subida 

 

Sabe aquele hábito de ficar arrancando com o carro várias vezes antes do sinal abrir? Pois é, ele também é um vilão e tanto para o seu carro.

O que acontece é que quando o motorista, na tentativa de não deixar o veículo recuar em paradas que possuem subida, aciona apenas os pedais da embreagem e do acelerador ao invés de utilizar os freios, ele automaticamente está exigindo mais da embreagem para que o carro não decline. Isso resulta em um desgaste prematuro de todo o sistema de embreagem.

Por isso, sempre conte com os freios também nas paradas que possuem subida!

 

  • Andar com pneus descalibrados

 

Muitos motoristas não se atentam à calibragem regular dos pneus e acabam andando com o carro mesmo com eles murchos.

Mas vale ressaltar que ter esse hábito, além de encurtar a vida útil dos pneus e fazer com que o veículo consuma mais combustível, pode provocar um sério acidente.

Isso porque ao andar com os pneus descalibrados, todo o peso do veículo somado com a falta de ar no interior dos pneus, faz com que as laterais se expandam e danifiquem a estrutura de borracha. Podendo, em casos mais graves, até causar uma explosão do pneu e a falta de controle do carro.

 

Agora que você já sabe os hábitos no volante que prejudicam o carro, descubra em nosso próximo post os 5 Sinais do carro que indicam fazer uma manutenção urgente!

Artigos
relacionados

×